Jovem Aprendiz
Jovem Aprendiz SP | Confira as Vagas Abertas
Quais são os requisitos para participar do Jovem Aprendiz São Paulo?
Embora as empresas também possam definir alguns critérios para a contratação de jovens aprendizes, a Lei da Aprendizagem determina alguns requisitos básicos para a contratação através do programa. Assim, para que alguém possa se candidatar como Jovem Aprendiz, é necessário possuir os seguintes requisitos:
- Possuir entre 14 e 24 anos;
- Ter disponibilizado diária de 6 horas;
- Não conta com experiência profissional na carteira de trabalho;
- Possuir um bom histórico escolar;
- Contar com boa frequência nas aulas.
Por outro lado, é necessário reforçar que em casos de Pessoas com Deficiência (PCD), não existe limite de idade para integrar o programa. Inclusive, o Jovem Aprendiz poderá manter o seu contrato por até 2 anos, podendo também ser efetivado durante esse período.
Como participar do Jovem Aprendiz São Paulo?
Atualmente, realizar a inscrição do Jovem Aprendiz São Paulo é mais simples do que parece! Aliás, como mencionamos, as inscrições ao programa são realizadas através de duas plataformas: CIEE e Trabalha Brasil. Isso ocorre porque a concentração em tais plataformas é ideal para manter o controle do programa no estado.
Sendo assim, confira o passo a passo de como se inscrever através de cada uma delas:
Cadastro pelo CIEE
O CIEE é a maior plataforma brasileira para acesso a vagas de emprego para jovens. Por isso, ela foi escolhida para ser a mediadora do Jovem Aprendiz no estado. Confira como realizar sua inscrição:
- Acesse o site do CIEE São Paulo;
- Em seguida, realize o seu cadastro e clique na aba “Jovem Aprendiz”
- Depois, selecione as vagas disponíveis e se cadastre na que melhor se adequa a suas necessidades;
- Por fim, anexe o seu currículo e aguarde o contato da empresa.
Cadastro pelo Trabalha Brasil
Outra opção para se inscrever no Jovem Aprendiz São Paulo é pelo Trabalha Brasil. Confira o passo a passo:
- Acesse o portal Trabalha Brasil;
- Realizar o seu cadastro na plataforma;
- Depois, acesse a aba “Jovem Aprendiz”;
- Por fim, escolha uma das vagas disponíveis e faça a sua inscrição.
Finalmente, em ambos os casos, você terá uma resposta sobre a inscrição via celular ou e-mail. Portanto, basta anexar o melhor currículo que você puder criar, para garantir a sua vaga no programa!
Leia mais: Vagas Jovem Aprendiz no CIEE – Vagas em todo Brasil
Jovem Aprendiz Caixa
Diversas oportunidades em aberto para quem deseja se tornar um Jovem Aprendiz da Caixa. Confira as oportunidades no artigo abaixo.Conheça mais sobre o Programa Jovem Aprendiz
Criado em 2000, o Jovem Aprendiz tem como missão desenvolver as habilidades técnicas e profissionais dos jovens brasileiros, especialmente os de baixa renda. Assim, ele determina que empresas públicas e privadas contratem jovens entre 14 e 24 para adquirir experiência corporativa, a fim de aprimorar seus conhecimentos para o mercado de trabalho.
Neste sentido, além das habituais atividades de trabalhos, os jovens também são amparados com cursos técnicos e outras oficinas, para se especializarem em um segmento específico. Sendo assim, isso ocorre porque, geralmente, o ensino básico não oferece tais oportunidades, ou seja, o Jovem Aprendiz visa preencher uma lacuna na profissionalização de milhões de jovens brasileiros.
Também conhecido como Aprendiz Legal, o Jovem Aprendiz foi promulgado através da Lei 10.097/2000, popularmente conhecida como Lei da Aprendizagem. Em suma, tal lei determina que as empresas deverão contratar, no mínimo, 5% de jovens aprendizes para o seu quadro de funcionários. Por outro lado, vale destacar que, no caso de Pessoas com Deficiência (PCD), não existe limite de idade para contratação.