Jovem Aprendiz
Jovem Aprendiz 2023 – 10 empresas que estão contratando
O programa Jovem Aprendiz 2023 é uma ótima oportunidade para conseguir o primeiro emprego. Sendo assim, continue a leitura e saiba como se inscrever para o programa.
O que é o Programa Jovem Aprendiz 2023?
Antes de mais nada, a Lei da Aprendizagem, que é o que regulamenta o programa Jovem Aprendiz, é o programa no qual empresas de pequeno, médio e grande porte contratem pessoas entre 14 a 24 anos.
Dessa maneira, o jovem recebe a oportunidade de conseguir o primeiro emprego, entender como funciona o mercado de trabalho e ainda aprender a executar diversas atividades.
Além do mais, a metodologia do programa une teoria e prática. Ou seja, as empresas parceiras oferecem cursos de qualificação e, assim que o aprendiz conclui os cursos, ele recebe certificados de qualificação profissional.
Por fim, a carga horária de trabalho é compatível com o horário dos estudos, o que auxilia a conciliar com o aproveitamento escolar. Assim, o contrato de trabalho pode durar por até dois anos.
Outro ponto é que todas as tarefas que o aprendiz vai executar na empresa que o contratar será feita sob a orientação de um supervisor, que irá instruí-lo e capacitá-lo nas suas funções.
10 empresas com vagas de Aprendiz 2023
De acordo com a legislação trabalhista, as empresas devem reservar entre 5% a 15% das vagas para os jovens aprendizes. Além de garantir o emprego e oportunidades para os jovens, essas vagas são voltadas para cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem.
Entre as várias corporações que contratam jovens aprendizes no Brasil, selecionamos 10 empresas que estão com vagas abertas:
- Caixa Econômica Federal,
- Usiminas
- Porto Seguro,
- Eletrobrás,
- Correios,
- Volkswagen,
- MRV,
- Vale,
- Cemig,
- Samsung.
Benefícios do Programa de Aprendizagem
Em suma, o programa Jovem Aprendiz é regido pela Lei 10.097/00, também chamada como Lei da Aprendizagem. Desse modo. Dessa maneira, o jovem que for contratado para trabalhar como aprendiz tem alguns benefícios assegurados pela lei trabalhista. Confira agora quais as vantagens desse trabalho:
- Salário mínimo, conforme as horas trabalhadas;
- Férias remuneradas;
- 13º salário;
- FGTS;
- Vale Transporte;
- Auxílio Alimentação;
- Cursos de capacitação.
Principais requisitos para ser Jovem Aprendiz
Enfim, por se tratar de uma oportunidade a quem nunca teve experiência e que ainda encontra-se em idade escolar ou é recém formado, para ser Jovem Aprendiz 2023 precisa seguir alguns requisitos. Confira quais são eles:
- Ter idade entre 14 a 24 anos;
- Apresentar boas notas na escola e um histórico de frequência positivo;
- Estar estudando ou ter concluído o Ensino Médio;
- Disponibilidade para trabalhar 6 horas por dia, se for estudante;
- Caso tenha concluído os estudos, estar disponível para trabalhar 8 horas por dia.
- Não ter experiência anterior com carteira assinada.
Além dos requisitos citados, é importante seguir as regras da empresa que irá trabalhar. As organizações parceiras valorizam os bons profissionais, mesmo quem está em início de carreira.
Por isso, faça suas tarefas com zelo, organização e muita atenção. Se você se der bem no emprego, podendo até ser efetivado para continuar na empresa após o término do contrato de aprendiz.
Inscrições Jovem Aprendiz 2023
Primeiramente, para que consiga se inscrever para uma vaga de aprendiz, você deve estar sempre atento aos sites das empresas que são parceiras do programa. Assim, você saberá em primeira mão as vagas em aberto.
Desse modo, é só clicar no link “Trabalhe Conosco” ou “Carreiras” na página de cada empresa e acompanhar a lista das vagas disponíveis.
Outro modo, é visitar a agência de empregos na cidade onde mora e entregar seu currículo por lá. Mas, não se esqueça de levar sua Carteira de Trabalho. Somente assim você conseguirá efetuar sua inscrição.
Ainda, você pode entregar seu currículo em pequenas e médias empresas localizadas no bairro onde mora.
Além disso, há algumas associações que são responsáveis por recrutar e contratar adolescentes para trabalhar nas empresas parceiras do Programa Jovem Aprendiz. Por isso, não deixe de enviar seu currículo para:
- Assprom – Associação Profissionalizante do Menor,
- CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola,
- Espro – Ensino Social Profissionalizante,
- Renapsi – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração,
- Cesam – Sistema Salesiano de Aprendizagem.
Por último, existem diversos portais na internet que divulgam vagas para o emprego de aprendiz, você pode cadastrar seu currículo, nas seguintes páginas:
- Vagas.com,
- 99 Jobs,
- LinkedIn,
- Catho,
- Indeed,
- Gupy.
Então, o que achou sobre as dicas de jovem aprendiz 2023? Deixe nos comentários.