Como se comportar em uma entrevista de emprego: 5 dicas

Quando estamos procurando por um emprego, sempre ficamos nervosos ao ser chamado para uma entrevista de emprego e quase nunca sabemos como nos comportar diante de quem está nos entrevistando, pois o nervosismo muitas vezes acaba nos fazendo dizer coisas que não queríamos. Por esse motivo vamos dar dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego.

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

Dica 1: Antes de tudo é preciso ser verdadeiro, ou seja, nunca mentir sobre você e sobre o que sabe fazer, pois você pode ser contratado pelas suas mentiras e ser mandado embora por elas também. Nunca queira ser o funcionário perfeito, aquele que sabe tudo se você apenas souber o básico, diga o que sabe fazer e consiga o emprego por mérito do seu conhecimento, sem precisar inventar.

Dica 2: Ao perguntarem pelos seus defeitos, nunca diga que são tantos, apesar de sabermos que todas as pessoas têm muitos defeitos, diga apenas um, aquele que é o mais forte me você, pois uma pessoa precisa se valorizar. Se você só ficar dizendo seus defeitos, como irá conseguir um emprego se você não acredita em si mesmo. A mesma coisa serve para as qualidades, diga apenas uma que mais se encaixa com a sua personalidade ou mais do que uma, mas nunca exagere para não parecer que você é uma pessoa melhor que as outras.

Comportar-se em uma entrevista de emprego

Dica 3: Cuidado com pegadinhas, algumas perguntas absurdas podem sim ser feitas pelas empresas, perguntas do tipo: “Quantas bolinhas de gude cabem em um avião?”. Esse tipo de pergunta parece absurdo, mas na verdade estão querendo testar o seu raciocínio lógico.

Dica 4: Outro fator é sobre a pergunta “Por que você quer trabalhar aqui”. A maioria das empresas costumam perguntar aos seus entrevistados, pois a intensão é saber se os mesmos sabem tudo sobre a empresa, por isso estude sobre tudo, estude sobre o que a empresa desenvolve, sobre os seus métodos de trabalho e quando lhe fizerem essa pergunta, poderá dizer que deseja trabalhar lá pelo o que a empresa oferece.

Dica 5: Quando for realizar o teste de entrevista que normalmente solicitado nas empresas, mantenha a calma, cuidado para não fazer correndo, tenha muita atenção, pois se você não se concentrar, poderá dar alterações em seu teste.

Entrevista de emprego

Que roupa usar em uma entrevista de emprego

As mulheres devem tomar cuidado com decotes e roupas transparentes ou muito coladas ao corpo que acabem marcando partes do mesmo. Cuidado com maquiagens fortes e perfumes exagerados. Já os homens, cuidado com o uso de bonés, bermuda e chinelos ou sandálias. Tente se apresentar com roupas mais sociais e sapatos fechados. As mulheres podem usar saltos, mas cuidado com sapatos coloridos e com muito brilho, opte por um sapato de cor neutra.